Introdução ao Scrapbooking Digital

Fonte: Revista Arquivo Scrap
Artigo de Loreta Labarca

"As páginas de scrapbook digital já não são tão desconhecidas.
O que é exatamente o Scrapbooking Digital?
Scrapbooking Digital é o processo de criar páginas de scrapbook e álbuns com o auxílio de programas gráficos para computador além de fotos digitais, gráficos, clip arts, textos e vários outros itens digitais. Com o scrapbook digital, suas páginas poderão ser impressas em alta resolução e colocadas em álbuns de scrapbook tradicionais, armazená-las no computador, compartilha-las pela internet ou criar CDs e DVDs com elas.
As vantagens do scrapbooking digital são infinitas e não é muito complicado aprender, desde que você tenha as ferramentas e o tempo disponíveis para investir nesta maravilhosa alternativa.
O que você precisa para começar a criar suas páginas de Scrapbook Digital?
Primeiramente, você precisa de um computador de porte médio e um software de edição de imagens e fotos. Esse software deve trabalhar com “camadas” e aceitar arquivos no formato *.PNG. Alguns dos softwares mais conhecidos são: Adobe Photoshop Elements (PSE), Microsoft Digital Imaging Pro (DIP), Jasc Paint Shop Pro (PSP) e Adobe Photoshop (PS). Exitem vários outros.
Principais configurações:
- Capacidade para suportar programas gráficos;
- Mínimo 512 RAM (recomendável 1024 ou mais);
- Processador de Pentium 3 - 800 MHz ou superior;
- Disco rígido de, no mínimo, 80 gigabytes ou mais;
- Scanner para digitalizar fotos de revelação comum;
- Acesso à Internet (preferencialmente Banda Larga) para baixar os kits digitais e outros recursos.
Uma das coisas mais excitantes no scrapbooking digital é trabalhar com os kits digitais, elementos gráficos e fontes diversas. Há centenas de sites na Internet onde é possível “baixar” kits e fontes gratuitos ou comerciais.
A melhor forma de começar a “praticar” o scrapbooking digital é, primeiramente, conhecer o funcionamento do software de edição de imagem. Algumas aplicações são rápidas e fáceis de aprender, outras são mais avançadas e requerem mais tempo e paciência para conhecê-las melhor. Outra coisa para se ter em mente, é saber que se está iniciando algo novo e diferente. Não pretenda que sua página fique perfeita logo na primeira tentativa. Existe muito material de consulta e aprendizado, bem como milhares de tutoriais na Internet que ensinam os primeiros passos do scrapbooking digital, a grande maioria em inglês.
A partir desse aprendizado básico, assim como no artesanal, o que vale para a elaboração de uma linda página, certamente, é a sua criatividade.
Depois que você já estiver familiarizado com o programa de edição de imagens e fotos, não haverá limites para sua criatividade. Você ficará muito satisfeito com as infinitas possibilidades de criação. Se você tiver uma impressora colorida poderá criar diversos tipos de projetos para usar com materiais impressos como cartões, convites, etiquetas, calendários etc.
Há quem diga que o Scrapbooking Digital vicia."

Comentários

  1. Obrigada pela visita, até parece que estão comentando o LO que fez prá mim, por minha causa, kkkkkkkkkkk, me engana que eu gosto!!!!
    Bjks minha linda

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo.
    Continue postando material para iniciantes em scraps.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OLA AMIGA Q LEGAL...SERA Q VC PODE ME ADD NO MSN PRA CONVERSAR COM VC BEIJOS KELLY ..........KELLYBARROSO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. simonedumbra@hotmail.com30 de janeiro de 2011 às 04:10

    ola..adorei seu blog..estou atras de dicas sobre sckap..rsrrs
    e por coincidencia minha filha caçula chama marlene..tem 1 aninho..e aposto que vc não conheçe nenhuma criança com este nome..iuhaiuhaiuhabeijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas boas da vida!

Kit Autumn Splendor by Beth Long